terça-feira, março 22, 2011

“O todo-poderoso criou o céu, o diabo criou o inferno cristão e o Beto Carrero criou Raskapuska”, versículo encontrado em um dos evangelhos do mar morto.

Não tratarei aqui da guerra na Líbia. Ou do terremoto no Japão. Este escrito é um alerta aos pais e mães ávidos em proporcionar diversão aos seus pimpolhos.

Uma visita ao Beto Carrero pode ser uma surpresa, muitas vezes desagradável. A insistência em enfiar quantas pessoas couberem no parque transforma um dia de diversão numa visita à ante-sala do purgatório. Filas intermináveis combinadas com calor são realmente uma provação bíblica para qualquer ser humano. Mas nada supera o Raskapuska, atração para crianças pequenas que mistura calor, umidade, abafamento e uma música irritante capaz de enlouquecer o mais determinado são.

Por si só a fila já seria um convite a cair fora. Mas não, os pais não desistem. Envolvem-se na promessa de um passeio inesquecível. Esquecem-se eles que “inesquecível” vem tanto para o bem quanto para o mal. No compasso da canção “o que será, será...” (versão demoníaca original, não a versão idiotizada por Chico Buarque) os visitantes iniciam uma travessia singela. À bordo de uma canoa passam por diversos ambientes, repletos de bonecos semi-autômatos que representam diversas facetas do local onde repousam as almas perdidas de políticos e assassinos. A música não para, e as crianças extasiadas se encantam e os pais são assolados pelas piores e terríveis lembranças da infância: o bicho-papão, o lobo-mau, a bruxa malvada e tarefas do lar.

Em determinado momento pode-se ouvir os gritos insanos e súplicas aos deuses para que estes os livrem do tormentoso pesadelo. Somente surdos e cegos poderiam sobreviver à tão dura prova contra a determinação humana.

Não conheço um que tenha sobrevivido sem seqüelas graves. Não se iludam e acautelem-se pois atenciosos pais. O mal espreita nas mais inocentes brincadeiras.

(Texto escrito à pedido de minha filha Bárbara)

Copyright 2010 Jus Indignatus por Ricardo Rayol*template e layout layla*
Clicky Web Analytics