sexta-feira, abril 25, 2008

De hoje até domingo uma caralhada de blogs estarão dispondo, de graça e inteiramente de grátis, informações para ajudar os menos favorecidos a entender o que é isso aqui que chamamos de mundo virtual. Como meu conhecimento técnico é limitado vou reproduzir aqui o meu tutorial sobre feeds.

Este artigo faz parte da iniciativa do Movimento Blog Voluntário.

POR QUE USAR UM FEED?


Seus visitantes agradecerão e crescerá o número deles, pois isto irá permitir que a informação sobre seu blog chegue até eles sem que tenham de abandonar os seus hábitos de navegação via feeds.

À primeira vista isto pode ser uma desvantagem, mas na verdade é uma forma de aumentar a visibilidade do seu site; pois facilitando as coisas para o usuário — uma vez que eles escolheram navegar por feeds — é mais provável que eles entrem no blog quando forem informados da publicação de algum assunto do seu interesse.

Imagine por exemplo que você escreva uma vez por semana, aleatoriamente, ou está de férias e não vai escrever por uns 30 dias. Sem um feed, seus visitantes tem que se lembrar de voltar ao blog para ver se existe alguma novidade — e isto se eles tiverem um tempo. Se você disponibiliza um feed para eles, a informação com descrição e link para o novo produto ou serviço chegará ao agregador deles tão logo for publicada no seu blog.

Nota: Ao usar um agregador assine também seus próprios feeds. Isso facilita acompanhar se teus posts estão sendo difundidos corretamente.


COMO USAR UM FEED


Onde encontro?

Você já deve ter visto um selo laranja com as letras RSS ou XML. Lá se encontram os canais de RSS, tambem chamados de "feeds". Se você clicar sobre eles, abrirá uma página em código XML. Se a página estiver incompreensível, não se assuste. Este código é feito para computadores, não para pessoas.

Como assino um feed de rss?

Você precisa de um programa ou serviço conhecido como "agregador". Indico, abaixo, algumas opções. Ao encontrar o símbolo do RSS em um site, basta copiar o endereço do feed para o seu agregador preferido. Para isso, clique com o botão direito do mouse sobre o link e escolha "Copiar Atalho". No agregador, procure a opção "Adicionar Fonte" ou "Add Feed".

Agregadores podem ainda fornecer uma variedade de funcionalidades especiais como por exemplo; apresentar diversos feeds diferentes e relacionados de uma só vez, 'esconder' as entradas que já tenham sido vistas pelo usuário, e grupar feeds e entradas por categorias.

Vantagens

- É tudo automático e, melhor ainda, gratuito!
- A informação corre atrás de você e não o contrário
- Não é preciso visitar vários sites para ler notícias
- Você recebe as notícias sem precisar abrir o navegador
- Fique sempre atualizado sobre seus assuntos preferidos

Agregadores

FeedReader: Um agregador simples e leve, gratuito e de código aberto. Faça o download aqui.

RSS Owl: Leitor multiplataforma que roda em Windows, Linux, Mac e Solaris. Faça o download aqui.

Bloglines: Serviço que funciona como um agregador online. Faça o download aqui.

Google Reader: Disponível e gratuito. Para quem já possuir conta no Gmail ou Blogger é bem facil se cadastrar. A vantagem que você pode abrir direto em qualquer lugar do planeta.

Crie um feed

Se não tem crie. Deixe de preguiça e se cadastre no Feedburner, por exemplo.

Nota: Abri uma conta no feedburner para quem não consegue enteder aquela bagaça. Daí eu crio a URL do seu feed e ensino como configurar o seu blog.

---------------------------------------

Para quem tem blog no UOL.

RSS no blog

Agora, seus leitores podem acompanhar as atualizações do seu blog em tempo real - basta você disponibilizar seu blog no formato RSS. Assim, o leitor será avisado sempre que você publicar uma nova mensagem.

Como funciona: acesse a opção "Modelo do blog" na página de "Configurações" e escolha novamente o seu modelo preferido. Em seguida, basta você republicar o seu blog para adicionar a imagem (chamada de pílula RSS) na página principal do seu blog.

---------------------------------------

Para facilitar a vida de quem quer assinar meus feeds:

Jus Indignatus: http://feeds.feedburner.com/blogspot/UuBh

A Cor da Letra: http://feeds.feedburner.com/ACorDaLetra

Juarez, o Cabrito Montês: http://feeds.feedburner.com/JuarezOCabritoMonts

Mago Heitor Caolho: http://feeds.feedburner.com/blogspot/mVsm

Puto Prestimoso: http://feeds.feedburner.com/blogspot/TWVe

A Casseta do Cabral: http://feeds.feedburner.com/ACassetaDoCabral

Copyright 2010 Jus Indignatus por Ricardo Rayol*template e layout layla*
Clicky Web Analytics