terça-feira, março 11, 2008

Não entrem em pânico! "Dólar está derretendo e problema deve ser encarado", disse o luminar e expert em economia mundial, Guido Mantega. Menos de dois meses depois, quando ele negou que a crise do subprime iria foder o Brasil, ele se rendeu à realidade, que a bosta da economia americana indo pro saco contamina todo o resto do mundo.

O mundo inteiro passa pela desvalorização descontrolada do dólar. Isso afeta nossas exportações. O luminar-chefe fica todo feliz porque estão enfiando dólar nas contas brasileiras e acredita que somos agora "credores" mundiais. Um delírio.

Mantega começou, agora, com o discurso de acabar com o custo Brasil. "O Brasil está mergulhado na globalização. É um protagonista, e não mais um coadjuvante. Temos que correr rápido, pois na globalização ninguém fica parado", disse ele, utilizando o chavão top 5 no mundo empresarial. Não é só corrigir o pernicioso sistema tributário. É acabar com certas bizarrices da infra-estrutura, incentivar a criação de portos, contruir hidrovias, acabar com a falácia que devemos ajudar nossos hermanos no caos energético que eles se meteram. É cobrar as parcerias e não dar o rabo para o primeiro cucaracha que invade uma usina de petróleo e gás. É baixar o juros e incentivar a inciativa privada a produzir mais, capacitando outros setores que não o do agronegócio. É acabar com o cabide de empregos que virou o setor público. É prender quem desvia dinheiro. Inclusive amigos e amigos dos amigos.

Do resto só posso dizer que estamos fodidos se vamos depender desses incompetentes para sobreviver às turbulências.

(entre aspas do G1)

Update - 16:55

Amanhã o (des)governo vai anunciar medidas para combater a queda do dólar entre elas: retomar a tributação sobre capital estrangeiro quando aplicado em fundos de renda fixa, estimular o depósito em moeda estrangeira no exterior e desonerar as exportações. Em resumo, f-o-d-e-u. Eu pago imposto, o capital estrangeiro não paga. Facilidades mil para enviar dinheiro para fora, com ou sem desvio. Esse país é uma maravilhosa zona.

Copyright 2010 Jus Indignatus por Ricardo Rayol*template e layout layla*
Clicky Web Analytics