sexta-feira, outubro 13, 2006



Lula se manifestou, recentemente e obviamente, contra a privatização da Telebrás. A Telebrás é uma empresa de economia mista vinculada ao Ministério das Comunicações. Logo pública. Isso ele também não sabia. Alguém faz favor e avisa isso a ele?

Agora sério. Sério!!! Na boa, sem estresse, só uma zêmula acreditaria que a máquina pública conseguiria massificar a telefonia no Brasil. Vá lá que o modelo não é dos melhores. Afinal, só existe concorrência mesmo é nos preços de um terminal celular que saiu dos US$ 4.000,00 de antanhos para os módicos US$ 0,43 na promoção (mas só hoje nas melhores casas do ramo). Vá lá que a ANATEL anda fazendo corpo mole para o tão sonhado e propalado número individual e intransferível. Isso iria fazer com que os preços das tarifas caissem. Tá, eu sei que as empresas de celulares estão sacaneando, querendo que a infra necessária para possibilitar esse paraíso, seja rateado, entre os consumidores, mas isso é outra estória. Na telefonia fixa a idéia de um modelo competitivo se esvaiu em fumaça. Eu sei também que o governo mama nas tetas pois nossa conta vem com abusivos 20 e tals % de impostos explícitos, fora os implícitos.

Resumindo. Sem investimento no setor de telecomunicações, que jamais seria feito pelo governo, qualquer que fosse ele, não estaríamos hoje aqui. Isso mesmo, aqui neste singelo e módico canto internético. Então, se ele está com saudades de telefonia pública vá morar na Bolóvia ou outro fantástico e "muderno" país, uai.

PS: Hoje são 40 milhões de terminais fixos contra 10 milhões em 94. São quase 92 milhões de terminais móveis. Sem contar a infra-estrutura de rede, centrais de comutação telefônicas, ERB's etc....

Update urgente

Leio no Blog connACTion que o "problema do Lula com a privatização é conceitual, como ele mesmo diz". Agora entendi. Conceitualmente, ele e seus comparsas deveriam ter metido a mão na grana que deve ter rolado e, quiçá, terem aumentado a comissão no suposto esquema.

Copyright 2010 Jus Indignatus por Ricardo Rayol*template e layout layla*
Clicky Web Analytics