quinta-feira, julho 06, 2006

Estava lendo um jornaleco de bairro e me deparei com uma nota sobre a Portaria MS Nº 971, de 3 de maio de 2006. (MS é Ministério da Saúde). O objetivo desta portaria é aprovar a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC, eles adoram siglas). Isso quer dizer que o sujeito, que está ralando na fila do SUS, pode, além de correr o risco de morrer pelas mãos de ineptos com CRM, recorrer às práticas da medicina alternativa como acupuntura, homeopatia e crenoterapia, exercidas por picaretas sem registro nenhum.

A primeira dispensa apresentações apesar de considerá-la, em certos casos, paliativa. Tenho um exemplo pessoal do uso desta prática que não deu certo. Homeopatia tem seus defensores mas também comigo não colou. Mas o que achei mais bizarro é a inclusão de uma tal crenoterapia. Esta prática se utiliza de águas minerais. Não tenho a menor idéia do que se trata com água mineral a não ser a sede. Mas pensando bem, seria uma ótima oportunidade de beber Perrier por conta dos cofres públicos. Não é uma maravilha?

De qualquer forma achei essa portaria discriminatória, pois deixa dezenas de outras terapias fora da mamata. Pegando o embalo na crenoterapia fiquei matutando se não seria interessante criar a cervejoterapia©, cuja prática se utilizará de cervejas claras e escuras. Usando a lógica, já que cerveja também leva água e como existem milhares de tipos e marcas diferentes de cerveja, utilizando-se de milhares de fontes de águas distintas, e todo mundo sabe que a água determina a qualidade da cerveja, logo se conclui que esta terapia teria uma eficácia retumbante.

Outra prática, que deveria ser adotada imediatamente, seria a bossanovaterapia©. Com foco em pacientes depressivos, a audição constante das músicas do João Gilberto o faria identificar que existem casos muito piores que o seu e o levaria quase instantâneamente à cura.

Sacanagens à parte, essa Portaria dá margem a que um monte de picaretas, se já não bastasse os com CRM, mamem nas tetas dos cofres públicos. Mais uma bobagem petista que passa e não nos damos conta.

Copyright 2010 Jus Indignatus por Ricardo Rayol*template e layout layla*
Clicky Web Analytics